segunda-feira, 13 de junho de 2011

Longa vida aos meus peixes ornamentais.

Longa vida aos meus peixes ornamentais

“Vários aquaristas iniciantes podem pensar que um peixe ornamental vive apenas alguns meses no máximo, nesse caso é incorreto falar ‘vive’ seria melhor usar a palavra ‘sobrevive’. Indo a lojas que comercializam os mesmos quase todo mês para ‘repor’ o animal que morreu. Peixes ornamentais são animais que podem nos fazer Campânia por muito tempo, alguns chegando a soprar velhinhas de 20 anos ou mais.”

Mas como fazer um peixe ornamental viver saudavelmente?
    Devemos pensar primeiramente em seu aquário, existem espécies que necessitam ou viver em grupo ou em aquários grandes ou em aquários somente para exemplares da mesma espécie. O Aquarista deve informar-se ao máximo sobre o peixe que esta adquirindo em relação a seus hábitos de alimentação, comportamento, parâmetros da água (pH, temperatura) e tamanho de aquário.
    Mas saber tudo sobre o animal, não é o suficiente, é necessário oferecermos uma alimentação adequada, ou seja, rações e alimentos de excelente qualidade, que não turvem a água e que forneçam ao animal vitaminas e outros compostos que seu organismo necessita. Devemos variá-la com pelo menos dois alimentos industrializados além de um bom patê (veja em nosso índice, nossas receitas de patês) e se a espécie necessitar alimentos vivos. Devemos alimentá-los pelo menos duas vezes ao dia em pequenas quantidades. Uma dica é jogar um pouco de alimento e deixa-los comer assim os peixes mais territoriais e rápidos alimentam-se e os mais demorados com o aroma de uma boa ração vão começar a ficar mais atentos para a próxima “jogada” de comida. Para evitar uma contaminação por bactérias ou fungos, recomendamos fornecer a ração através de uma pequena colher, assim não teremos contato com as mãos no alimento. Nunca é pouco lembrar que antes de introduzir as mãos dentro de um aquário é necessário lava-las com água e pouco sabão neutro e enxágua-las bem com água.
    Os parâmetros da água do tanque devem estar perfeitamente regulados e mantidos para aquela espécie e nunca devem ser modificados bruscamente. Se possível é recomendável usar para as trocas parciais, água deionizada que é a mais ideal para o aquarismo.
    Uma filtragem eficiente e de boa qualidade é sempre aconselhada, além de uma manutenção adequada deles (veja em nosso índice, dicas de qual a melhor filtragem para meu aquário).Tranqüilidade no local onde se encontra o aquário também é fundamental para te-los por um período maior ao nosso lado.
Existem peixes tais como ciclídeos (família do acará-disco e Oscar) podem chegar a viver por cerca de 15 e 20 anos (matrizes podem viver menos pois reproduzem muito e esse processo de criar seus alevinos, é um processo muito cansativo e desgastante para eles).

Nenhum comentário:

Postar um comentário