segunda-feira, 13 de junho de 2011

Acará Disco o rei dos aquários.

Acará Disco o rei dos aquários

"O Acará disco é um dos peixes mais famosos entre os aquaristas, pois sua beleza e personalidade é algo marcante. Peixe considerado ideal para aquários plantados, é um peixe que mesmo com um custo alto (dependendo da raça) esta cada vez mais presente em aquários do mundo todo".



Origem



    O Acará disco é originado da América do Sul, destacando os rios que cortam a bacia do Amazonas. A Floresta Amazônica pode ser considerado o berço desses animais. Encontramos, porém apenas variantes consideradas “selvagens” onde geralmente das vezes são menos consideradas pelos lojistas e hobbystas por sua pouca coloração. Os discos considerados de “raça” que geralmente são criador comercialmente em cativeiro foram mutações que foram surgindo graças a cruzamentos seletivos entre espécies selvagens existentes formando assim novas colorações.

                                                 Disco selvagem "azul" capturado no Rio negro

Aquário ideal



    Aquários com no mínimo 120 litros, aproveitando o exemplo, nesse tamanho de aquário seria ideal para manter no máximo 3 discos jovens. Existe uma discussão entre aquário densamente plantado ou um aquário com muito espaço para nado. Devemos ter em mente que o disco é um peixe calmo e que se assusta facilmente além de ficar com um porte médio, cerca de 20 cm quando adulto. Tendo como base esses dados devemos ter um aquário que forneça ao peixe locais de abrigo como troncos, tufos de plantas e uma área para poderem nadar livremente por isso que dependem de um aquário com tamanho grande.Devemos prestar atenção em relação ao pH que deve permanecer entre 6,4 – 6,8 acompanhado de uma temperatura de 27ºC à 29ºC; o DH é aconselhável estar macio.



Parceiros ideais para aquário comunitário



    Para aquários onde a intenção seja a de manter discos com outros peixes, devemos ter muito cuidado, escolhendo os futuros companheiros através de seu temperamento. Devemos dar preferência a peixes também calmos e que não sejam agressivos e territorialistas. Podemos citar como bons exemplos de parceiros, peixes como tetras, néons, apistogrammas, corydoras, cascudos, limpa-vidros, borboletas strigatas, melanotaênias, bandeiras, festivos, tricogasteres, colizas, botias, bettas, severuns e acaras do congo
    O Mito de ser evitado deixar apenas dois acarás discos em um aquário pois podem haver brigas, é um fato que nunca ocorreu com nossos animais de nossa estufa.Caso o aquarista tenha receio disso pode escolher a opção de inserir no aquário, vários lugares de esconderijos para que possam ser demarcados territórios entre os dois moradores do mesmo ambiente.


aquário de 400litros onde deixamos discos "xodos" que selecionamos

 

Alimentação



Os Discos são peixes com hábitos considerados carnívoros, porém podem ser encaixados na classificação de onívoros. A Alimentação do mesmo deve ser variada, contendo rações de preferência granuladas e dedicadas à essa espécie, além de patês, alimentos vivos como tenébrios de amendoim, etc.Devem ser alimentados na fase de crescimento pelo menos três vezes ao dia, após chegarem aos 8-9cm de comprimento podemos fornecer duas vezes ao dia.



Reprodução



    Encontramos vários criadores de acará disco em nosso país, onde cada um com o tempo desenvolve sua própria técnica e segredo de criação. Devemos ter em consciência de que para termos sucesso nesse requisito devemos ter muito cuidado com as futuras matrizes. Elas de preferência devem ser filhotes de pais importados ou “puros”. Evite misturar espécies na reprodução. Para a formação de casais devemos deixar que os peixes se escolham sozinhos, podemos conseguir isso deixando um grupo de no mínimo oito animais jovens. Após um período de no máximo 9 meses teremos casais formados entre esse grupo, notamos isso quando uma “dupla” afasta-se do grupo e começa a isolar-se e a preparar um pequeno canto para uma futura desova.
    Retiramos o recém formado casal do aquário comunitário e inserimos eles em um aquário de cerca de 100 litros onde terá um filtro de espuma, um vaso com uma planta aquática natural, uma pequena camada fina de areia no solo, uma cerâmica ou até mesmo um cano de P.V.C e um termostato. Não esquecendo de tranqüilidade e paciência. O Casal pode demorar alguns meses até que comecem a “botar seus ovos”. Após verificarmos que os mesmos fizeram a postura de seus “ovos” recomendamos deixar uma lâmpada de pelo menos 5W acesa na parte da noite, caso venha deixar os pais cuidando da futura prole. Caso prefira fazer uma criação artificial, você devera inserir o objeto onde se encontra os ovos em um outro aquário menor, mas com a mesma água, cuidados e parâmetros exigidos.
  Após 3 dias nasce os filhotes, os cuidados com a alimentação somente ocorrerá após 24 horas do nascimento, pois até esse período eles irão se alimentar do saco vitelino. Começamos a fornecer aos filhotes daphinias (pulgas d’água), infusórios e cistos de artemia recém eclodidos em pequenas quantidades, mas várias vezes ao dia (8 vezes). Após uma semana podemos já fornecer ração industrial destinada para alevinos, mas ainda fornecendo uma quantidade maior os alimentos citados anteriormente. Após atingirem 3cm já podemos fornecer apenas rações industriais e patês, mas podemos também fornecer alimentos vivos. Esse tópico fica a critério do criador.

alevinos recem nascidos

     Caso os filhotes fiquem com os pais, devemos fornecer alimentação para os filhotes após 2 dias do nascimento, nesse período os mesmos se alimentam de uma excreção eliminada pelos pais, através das escamas.Indicamos que desde o primeiro dia de alimentação dos alevinos com a companhia dos pais seja fornecido a alimentação dos pais e a alimentação dos filhotes juntos acompanhadas de vitaminas e patês e uma alimentação realmente variada pois os pais costumam a não alimentar-se direito nessa fase podendo ficar com futuras doenças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário