quinta-feira, 28 de abril de 2011

Betta Splendens


 Betta Splendens
Como Reproduzir

O aquário
Você deve adquirir um aquário para reprodução de 10 litros aproximadamente, uma medida boa seria  35x15x20.
Um termostato, aquecedor, uma iluminação suficiente para iluminar os peixes e uma lâmpada  fluorescente de 20 w será o suficiente. O aquário não deve conter nenhum tipo de decoração nem substrato (cascalho de fundo), nem pedras, apenas equipamentos obrigatórios. Se preferir Coloque uma planta solta na superfície para que a fêmea possa se proteger da violência do macho. (mas é fundamental você colocar o aquário da fêmea ao lado do macho algumas vezes antes do acasalamento para que ele vá se acostumando com ela). Devemos preparar a água com anti-cloro, e com produtos importados, já encontrados no mercado, para prevenir fungos e parasitas.

O acasalamento
Existem varias maneiras de preparar um acasalamento, então vamos pelo método que mais da certo.
Devemos inserir antes o macho no aquário, logo após, inserimos no aquário a fêmea que deverá estar introduzida em um  vidro de maionese . Devemos deixar o vidro dentro da água do aquário de modo que o mesmo não flutue para não atrapalhar nem arrebentar o ninho que o macho começará a fazer após cortejar a fêmea. Para que o vidro fique complemente parado, a água do aquário deve ter uma altura de no máximo 10cm.

Após o cortejo do macho, ele deve começar a fazer o ninho que pode durar em torno de um dia.



Se tudo correr bem, após o macho construir por completo o ninho devemos soltar a fêmea com todo o cuidado; retire o vidro , retire a fêmea do vidro e solte-a no aquário com total cautela para não destruir o ninho. Este ponto é importante, aquaristas inexperientes se apavoram quando o macho começa  a bater, morder a fêmea, mas isso deve durar algum tempo e logo após, o acasalamento deve acontecer. Mas se o aquarista observar que ela esta sendo massacrada e corre perigo de vida deve retira-la do aquário e fazer novas tentativas, Nesta hora o macho "abraça" a fêmea, pressionando seu corpo, após alguns "abraços" a fêmea começará a soltar pequenos óvulos que serão fecundados pelo macho no mesmo ato. O macho recolhe os ovos um a um no fundo e os coloca no ninho (este é o motivo de não poder usar placas de fundo ou cascalho) O macho vai se encarregar de consertar o ninho ou de recolocar algum ovo que possa ter escapado. O acasalamento não deve durar mais que 24 horas estão à fêmea tem que ser retirada do aquário com a mão para não danificar o ninho.


Após aproximadamente 36 horas acontecerá  a eclosão.
Os alevinos se alimentaram do saco vitelino ainda com os cuidados do pai, vão ficar grudados pôr toda a parte. Após este período, quando os alevinos tomarem uma postura vertical e de livre natação, que deve ser no terceiro dia, retiramos imediatamente o macho, pois este pode sentir uma imensa vontade de se alimentar de seus próprios filhotes. Devemos ligar uma pedra porosa para oxigenar a água, já que os alevinos ainda não têm a capacidade de respirar o ar atmosférico, pois  não tem em formação o labirinto que os dá esse privilégio.

Os Primeiros 20 dias
Neste período devemos SEMPRE manter o aquário tampado para que a temperatura do ar que esteja dentro do aquário seja igual  a da água, pois neste período os filhotes começam a formar o Labirinto e podem fazer tentativas de respirar o ar que está fora da água, se esta estivar fria pode ser fatal aos filhotes.
A alimentação
Devemos inserir no aquário náuplios de artemias , 3 vezes ao dia , pôr toda a parte do aquário em quantidades pequenas, os alevinos de Bettas são muito vagarosos. Após dois meses, estão prontos para alimentar-se de ração, antes disso devemos sempre alimenta-los com náuplios de artemias.





--------------------------------------------

Como alimentar seu betta

Você deve ter muito cuidado com a alimentação! A quantidade que o betta come varia muito, então você deve alimentá-lo com uma quantidade que seja consumida em 3 minutos. Assim você evita o desperdício de ração e poluição da água.
Pequenas quantidades duas ou três vezes no dia é o suficiente.
Normalmente são vendidas as rações de bolinhas para betta “Muito Cuidado!” essas bolinhas são de difícil digestão para eles causando problemas no intestino.
Procure rações em flocos de marcas confiáveis como Tetra e Será. A Tetra tem uma ótima ração pra betta chamada bettamin. Outra coisa que é importante na alimentação do seu betta é fornecer alimentos vivos pelo menos 1 (uma) vez por semana, eles adoram e ajuda na nutrição e coloração, você pode comprar artêmia salinas em boas lojas de aquários. Artêmia salina são pequenos crustáceos que seu betta vai adorar. E pode dar também larvas de pernilongo.
---------------------------------------------------------------

Habitat
Um Betta bem cuidado vive tipicamente 3-4 anos em aquário. Os Bettas podem ser criados em aquários com no mínimo 2 litros, embora certamente vivam muito melhor em aquários não tão pequenos, tipo 20-40 litros. Cascalho fino ou areia (não a de praia!) e muitas plantas (como elódeas, cabombas, rabo de raposa, musgo de Java e etc) são ideais. Lembre-se que o objetivo é manter de forma adequada os Bettas e não as plantas, desta forma, procurem plantas que tenham uma maior resistência e suas necessidades não sejam de difícil manutenção, pois fatalmente elas irão morrer e ao menor sinal de apodrecimento deverão ser retiradas e repostas, para que não poluam a água rapidamente. O pH pode ser neutro ou ligeiramente alcalino, a temperatura deve estar entre 25 e 28°C (use pequenos aquecedores próprios para "beteiras") e um termômetro para saber a temperatura constantemente. Oscilações de temperaturas ou quedas bruscas de pH podem gerar mal estar súbito no animal e causar anomalias como Íctio e outras doenças.


Escrito por Vitor

Nenhum comentário:

Postar um comentário